Registe-se aqui para receber as nossas novidades e actividades.
EMAIL
Nr. Visitantes
343994
Instituição de Utilidade Pública
     
13 de Agosto de 2014
A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) foi declarada instituição de utilidade pública devido aos "relevantes e continuados serviços à comunidade", um anúncio recebido com contentamento pelo presidente da instituição, que considerou "um reconhecimento do Governo". Um despacho do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, publicado no passado dia 13 de Agosto, em Diário da República, declara a utilidade pública da associação, destacando o percurso da sua actividade.

"A ADRITEM vem prestando, desde a constituição em 2007, relevantes e continuados serviços à comunidade em geral, no tocante ao desenvolvimento local e regional, particularmente dos municípios de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Gondomar, Valongo e Albergaria-a-Velha, nas áreas da protecção do património natural, do empreendedorismo, do desenvolvimento económico e da preservação do património cultural, promovendo e participando em numerosas actividades e iniciativas de interesse local que visam o desenvolvimento destes municípios a nível económico, social e cultural", sublinha Luís Marques Guedes no despacho.

Para o presidente da ADRITEM, Emídio Sousa, esta decisão é “um reconhecimento do Governo ao papel importante da associação no seu território de intervenção”, dando como exemplo o pacote financeiro disponibilizado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) que “tem alavancado novos investimentos e projectos em terras de Santa Maria, criando riqueza e novos postos de trabalho”.   

O presidente da Assembleia Geral da ADRITEM, Hermínio Loureiro, vê nesta resolução governamental “mais um passo importante” na história da associação. “É uma estrutura que funciona, agiliza processos, conhece as realidades à sua volta e, consequentemente, a sua acção só pode ser reconhecida por todos”, vincou.  

A ADRITEM foi criada em 2007 pelas câmaras de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira, tendo em vista o desenvolvimento sustentável dos dois municípios através da valorização dos seus recursos endógenos. A operacionalização do desenvolvimento local no âmbito do então QREN (2007/2013) e a necessidade de uma entidade de base territorial alargada para responder aos desafios rurais sustentaram, na altura, a criação da estrutura que ser viria a alargar mais tarde aos municípios de Albergaria-a-Velha, Valongo e Gondomar. Tem sede em Cesar, Oliveira de Azeméis.

 

 

15 de Agosto de 2014

 

 
 
ADRITEM © 2018 Todos os direitos reservados / Design por Motion / Desenvolvido por DFR Informática