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cooperação | rede rural nacional | iccer
iccer / Sítios de Interesse Natural Vale Sousa / Lusofonia e Desenvolvimento Rural
ICCER – Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural

Objetivo geral

Conhecer o fenómeno da nova economia da cultura e da criatividade e da sua particular incidência nos espaços rurais de forma a possibilitar a criação e ajustamento dos instrumentos de desenvolvimento rural no estímulo e apoio às iniciativas empresariais que surjam nesta área, contribuindo para o reforço da inovação, para a diversificação de atividades e para a criação de valor no mundo rural.


Objetivos específicos

  • Proceder ao mapeamento das indústrias criativas e culturais em zonas rurais;
  • Desenvolver metodologias de análise e monitorização do impacto das Indústrias Culturais e Criativas, designadamente na área do património cultural, no espaço territorial da rede;
  • Identificar, analisar e partilhar os casos de boas práticas existentes, a nível nacional e internacional, criando instrumentos e mecanismos de replicação ajustada às realidades locais nos demais territórios envolvidos no projeto ou alargar o seu âmbito de ação;
  • Potenciar o efeito rede através da definição e identificação de ações - piloto de cooperação em matéria de promoção das Indústrias Criativas e Culturais nos territórios rurais, aproveitando as mais-valias que decorrem da ação conjunta e intervindo na comercialização e distribuição dos seus produtos;
  • Apoiar o processo de adequação das estratégias de desenvolvimento local e dos instrumentos de política pública face ao diagnóstico e ao levantamento de necessidades conjuntas efetuados que possam ser articuladas com os investimentos públicos e privados no âmbito do Eixo 3 do PRODER e outros mecanismos de financiamento existentes.


Ações previstas

  • Ação 1: Boas Práticas na Rede: Trabalho de identificação, análise e avaliação de boas práticas no território de intervenção, e ações que promovam a sua divulgação e replicação noutros territórios dentro e fora da rede;
  • Ação 2: Avaliação do potencial da economia cultural em baixa densidade: Elaboração de estudo de avaliação do valor económico e social da “economia cultural” nos territórios da parceria, concentrado em 4 áreas: o património edificado e suas utilizações; as artes e tradições e o seu valor económico; a animação cultural e o seu impacto; as novas atividades culturais (indústrias culturais e criativas) e a baixa densidade;
  • Ação 3: Programação em Rede: Ação para aprofundamento do trabalho em rede, através do desenvolvimento de novos projetos comuns e de desenvolvimento de ações que promovam a visibilidade de iniciativas desenvolvidas nos territórios;
  • Ação 4: Benchmarking: Conhecimento de boas práticas públicas e privadas em torno da economia cultural, que contribua para a melhoria de casos já identificados ou para o desenvolvimento de novos projetos;
  • Ação 5: Caderno de Economia Cultural: Por cada área do estudo, produção de caderno de identificação dos agentes culturais que possa servir como meio de divulgação de todos os agentes, bem como funcionar como plataforma de comercialização de publicações, serviços e outras atividades identificadas. Recurso à utilização de suportes físicos e digitais;
  • Ação 6: Rede ICCER: Desenvolvimento de rede comercial das atividades culturais e criativas das zonas rurais, que funcionará como plataforma de comercialização online e também física para a distribuição dos produtos por lojas vocacionadas para este segmento de oferta mais criativo e inovador;
  • Ação 7: Plano de Comunicação da Rede: Ação destinada à implementação de um plano de comunicação da Rede e suas atividades.


Público-alvo

Constitui o público-alvo imediato do projeto o próprio ADL’s e agentes de desenvolvimento na medida em que estão envolvidos no processo de decisão e de apoio ao desenvolvimento rural. Ainda que indiretamente, constitui também público-alvo do projeto as entidades de carácter público ou privado, com ou sem fins lucrativos, ativas na área da cultura e da criatividade no espaço rural.


Data de fim

31-05-2013

 
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