ADRITEM participou no Encontro da Lusofonia
A ADRITEM participou no Encontro da Lusofonia, promovido pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, nos passados dias 01 e 02 de julho, em formato online. Este evento, que se insere no projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, teve como tema: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia”.
O Encontro contou com 3 painéis, tendo o seguinte programa: no painel 1 foi dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Acção Local) e as ONG dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil. No painel 2 foi possível conhecer a experiência dos municípios, com o objetivo de promover a articulação dos diversos instrumentos de cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios, tendo sido ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente na área do ensino universitário. Por último, o painel 3 foi dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030, com a apresentação das conclusões dos Grupos de Trabalho.
O projeto de cooperação Terras da Lusofonia insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL do PDR2020, sendo a ADRITEM uma das 21 entidades portuguesas parceiras.
Este projeto tem como objetivos a “implementação e animação da ‘Casa da Lusofonia’, disseminação e transferência de conhecimentos e competências, fomento de trocas culturais e comerciais, inclusão social, estímulo à expansão dos agentes económicos, apoio à criação de entrepostos comerciais, reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação, consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros e promoção e divulgação dos territórios parceiros.”
Imagem: Facebook ADIRN