Oficina de Mesteres da Gastronomia assinala-se com mostra de saberes e sabores

A ADRITEM, no âmbito do projeto ‘Direitos & Desafios – Em Rede’ CLDS 4G, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e coordenado pela Casa dos Choupos, do qual é parceira, assinalou, no passado dia 19 de maio, a Oficina de Mesteres de Gastronomia da época com a organização de uma mostra de saberes e sabores.
Na oficina, com a duração de 120h, foram confecionados vários pratos alusivos à Época Medieval como, por exemplo, papas de sarrabulho, ensopado de javali, ossobuco plebeu, sopa de pedra, rosquinhas, beijinhos, pastéis de chila, entre outros. A par disto, foi realizado um enquadramento histórico da gastronomia por parte da CLA da Universidade Aberta de São João da Madeira.
Esta ação, dinamizada por Susana Matias, Vítor Pinho, José Maria Moreira e Lindolfo Ribeiro, contou com a participação de 14 formandos.
Nesta mostra, estiveram presentes as entidades anfitriãs: Câmara Municipal de Santa Maria Feira, Casa dos Choupos, ADRITEM e o Centro Social São Mamede de Guisande, onde se realizou esta ação, tendo sido ainda convidados os parceiros que colaboraram na realização destas oficinas, nomeadamente a Universidade Aberta – São João da Madeira, União das freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, e o CEARTE, bem como a empresa municipal Feira Viva e FECOFEIRA.
Esta iniciativa teve como objetivo apresentar o projeto às entidades participantes e criar pontes/sinergias para que os destinatários destas oficinas – desempregados de longa duração – possam criar oportunidades de negócio no âmbito da temática “Medieval”.