- Este evento já decorreu.
Cá se fazem, cá se compram
“Há Festa na Aldeia” ambiciona potenciar produtos locais
As Aldeias de Portugal em Terras de Santa Maria preparam-se para identificar e tornar mais atractivos os seus produtos originários, numa iniciativa que tenciona valorizar o território e dinamizar a economia local.
A workshop “Cá se fazem, cá se compram” – promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) no âmbito do projecto “Há Festa na Aldeia” – pretende “potenciar os produtos” através da execução de embalagens atractivas.
“Primeiro queremos identificar o que as aldeias têm para oferecer, como uma iguaria, uma peça de artesanato ou até uma simples compota. Depois, convidar as pessoas a fazerem as suas próprias embalagens e a venderem os produtos”, afirmou a coordenadora da ADRITEM, Teresa Pouzada.
Durante a acção – a decorrer nas aldeias em casa dos participantes até 23 de Junho – serão facultados materiais para a concepção dos empacotamentos.
“Esta é mais uma forma de envolver as pessoas na construção deste projecto que queremos que seja partilhado por todos, diferenciando-se por factores de inovação introduzidos, valorizando as aldeias e fomentando a visita de turistas”, acrescentou Teresa Pouzada.
“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias (aldeias de Areja, Porto Carvoeiro, Couce, Ul e Vilarinho de S. Roque).
O evento-âncora acontece entre Julho e Setembro, com um cartaz diferenciado nas cinco aldeias, que ambiciona “conquistar novos visitantes numa lógica de assegurar a revigoração das terras e das gentes”.
O projecto propõe “o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia”.
Cinco eixos fundamentais moldam este programa – valorização do património natural e paisagístico; reforço do tecido económico e criação de emprego; desenvolvimento do sector turístico; valorização do património rural; melhoria dos serviços sociais e culturais.