Projeto Empresas Em Rede
O que é?
O projeto Empresas em Rede, promovido pelo Projeto Time | tempo de incluir, mudar e empreender Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª geração em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, atua no âmbito do empreendedorismo e da empregabilidade, com o propósito do desenvolvimento comunitário.
É financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração e é operacionalizado de forma articulada através da Obra Social de São Martinho da Gândara.
CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G surge na continuidade do CLDS3G e dos Programas CLDS e Luta Contra a Pobreza.
Quais são os objetivos? (de acordo com a Portaria n.º 229/2018 de 14 de agosto):
- Sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.
Descrição da atividade:
Realização de visitas a empresas/instituições do município, tendo em vista a sensibilização das mesmas para a contratação de desempregados. A metodologia passa pela criação e dinamização de uma rede, estreitando relações e potenciando o envolvimento nas soluções sociais para o concelho. Desta forma será possível compreender melhor as necessidades das empresas, ao nível de recursos humanos, permitindo aferir com maior grau de conhecimento onde se encontram os desempregados com os perfis de que as empresas necessitam.
Criar guia com toda esta informação e que deverá ser regularmente atualizado;
Criar sinergias de forma a integrar pessoas desempregadas;
Criar momentos de discussão/reflexão sobre os mais variados temas, tendo em vista a sensibilização das empresas para a contratação de desempregados.
Caracterização dos destinatários:
- Empresas
- Instituições
- Entidades empregadoras locais
Território a abranger:
- Concelho de Oliveira de Azeméis
Resultados esperados:
Criação de Rede de Empresas e Instituições, cujo objetivo pauta por promover a co-construção e dinamização da Estratégia de Desenvolvimento do Território, assente numa metodologia de cooperação e coopetição, para a criação de valor sustentável, ambiental, económico e social. Esta Rede de Parceiros deverá estimular a competitividade do Território, tornando-o mais próspero, mais inclusivo e mais sustentável, através da inovação, promoção do empreendedorismo, impacto social e criação de emprego.
Queremos integrar pessoas desempregadas e potenciar a discussão relativas à evolução do trabalho e das competências de futuro.