Have You Got Talent?

Designação do projeto

Got Talent In-EDV

Código do Projeto

POISE-03-4639-FSE-000767

Objetivo principal

Criação de um polo agregador de uma rede de incubadoras, de nível supramunicipal, com a missão de ativar os processos de inovação social e de atração de investimento social e atração e fixação de talento.

Região de Intervenção
Norte
Entidade beneficiária
ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria
Data Início

01/07/2020

Data de conclusão

31/12/2022

Custo Total elegível

301 285,10 €

Apoio financeiro da União Europeia

256 092,34 €

Descrição

Got Talent  In-EDV é o polo agregador de uma rede de incubadoras, de nível supramunicipal, com uma tripla acção: fixar os talentos/competências dos jovens na Região EDV, ativar processos de inovação social/desenvolvimento sustentável do território e promover a atração de investimento social nos 6 Munícipios de EDV: Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São S. Madeira, Espinho, V. Cambra e Arouca.

Objetivos
  • Criação de Rede de Incubadoras Municipais que promovam o empreendedorismo e inovação social no território, tendo em consideração a sustentabilidade aos diferentes níveis (ambiental, social e económico);
  • Atração de investimento em impacto para o território, em função das suas especificidades, valências e oferta integrada de conjunto de recursos;
  • Atração e fixação de talentos e capital humano com competências de criatividade e inovação, em especial os jovens qualificados;
  • Promoção da cultura de inovação social para a sustentabilidade transversal a todos os agentes.
Atividades

Criação de Bussiness/Social Agency, a qual irá desenvolver auscultação a todas as entidades do território, diagnosticando problemas e oportunidades e sistematizando competências, recursos e ferramentas de suporte disponíveis. Tem ainda como ambição definir os temas/problemáticas que serão o desafio no âmbito do “Got Talent INedv” e a angariação de Investidores Sociais para o Centro de Atração de Investimento em Impacto;

INedv – INovation INdustry – Concurso de ideias para o desenvolvimento de solução inovadora para problemas relacionados com uma temática anual, tendo igualmente como objetivo a promoção da atração/retenção de talento.

Young solutions – Integração de ações sobre empreendedorismo e inovação social no plano curricular das escolas da região, desafiando os alunos a identificar os problemas do território e a propor soluções para o mesmo.

Industry Road Trip – Ação simultânea de sensibilização/mobilização do tecido empresarial local e ações de “charme” na promoção da ligação e sentimento de pertença dos jovens à Indústria do Território. Esta iniciativa pretende ainda a interação entre os jovens e a Indústria para o desenvolvimento das condições de trabalho que almejam no futuro.

Centro de Atração de Investimento em Impacto com duas funções:  apoiar os talentos/empreendedores sociais da bolsa de projetos com impacto social e funcionar como elo de ligação entre potenciais investidores e projetos de impacto e um território que se pretende apresentar como comprometido com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como resultado de impacto, a iniciativa pretende gerar 80 projetos de inovação social em 3 anos.

 

Mais informações