ROTA Criativa - Expansão
Designação do projeto
Código do Projeto
Objetivo principal
Região de Intervenção
Território ADRITEM e DESTEQUE
Entidades beneficiárias
ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria e DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente
Data de aprovação
Data Início
Data de conclusão
Investimento Total (euros)
Despesa pública (euros)
Participação do Beneficiário (euros)
Descrição
Este projeto de cooperação coloca os contextos territoriais, que estão muito longe de poderem ser caraterizados como sendo uma realidade homogénea, mas, que apesar das diferenças entre si, apresentam vários problemas e dinâmicas comuns. Com séculos de história que se tendem a perder no tempo, os territórios de intervenção, possuem um potencial de desenvolvimento económico e atração turística com as suas tradições dos saberes e a arte por detrás de ofícios através dos seus artesãos. O papel na valorização do território através do reforço da capacitação e profissionalização dos artesãos para o desenvolvimento de bens e serviços atuando ao nível da inovação, criatividade, produtividade e da capacidade de criação de valor acrescentado. Desta parceria resulta uma perfeita simbiose entre o conhecimento, o desenvolvimento, a inovação e a tradição.
É isso que se pretende com a parceria entre os territórios para o projeto ROTA Criativa: a união entre tradição e modernidade estimulando a cooperação e o conhecimento e dando origem ao progresso.
Objetivos
- Colocar as populações no centro do desenvolvimento do território, e como principais beneficiários dos recursos proporcionados pela rede da ROTA Criativa quer pelos Centros de Ofícios Tradicionais.
- Investigar e desenvolver produtos e atividades como a monitorização de técnicos conhecedores do projeto.
- Dinamizar a rede de artesãos e capacitá-los para serem os primeiros defensores dos seus produtos artesanais.
- Valorizar os produtos produzidos nos centros de ofícios tradicionais.
- Dinamizar um calendário de eventos para promover os produtos tradicionais.
- Intercâmbio de experiências entre os intervenientes dos diferentes centros para partilha de soluções para os problemas comuns.
Atividades
1. Ações de capacitação
2. Valorização das artes e ofícios tradicionais
3. Promoção e divulgação
4. Dinamização e animação
5. Comunicação do projeto
6. Craftfunding
7. Monitorização
Financiamento