Jornadas Técnicas: preparar o futuro do território
“Fazer mais pelo desenvolvimento do território”, estas palavras foram das mais destacadas no ciclo de eventos de debate crítico, partilha e cooperação, realizado em Valongo (23 de maio), em São João da Madeira (25 de maio), em Oliveira de Azeméis (29 de maio), e para finalizar seguiu-se Gondomar (31 de maio).
A ADRITEM desafiou os municípios do território a serem parceiros e se juntarem à construção da Estratégia de Desenvolvimento Local 2030 a implementar nos mesmos, com foco dinamizador nas seguintes temáticas:
– Valongo e Oliveira de Azeméis: Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural
– São João da Madeira e Gondomar: Emprego – Inclusão e Qualificações, Desenvolvimento Económico e Inovação, Animação e Cooperação
Os programas dos eventos com uma estrutura semelhante, iniciaram-se com os grupos focais, de cerca de 1h para a identificação de desafios, necessidades e oportunidades que se consolidem como prioridades de intervenção futura, tendo posteriormente decorrido a apresentação das conclusões.
Da parte da tarde, e após o brunch de produtos locais, a sessão de construção de projetos permitiu, através do desenho de estratégias, soluções inovadoras, eficazes e eficientes aos desafios identificados, a ideação de projetos para o futuro.
Em todas as iniciativas, foi representativa a participação das entidades locais, constituindo-se espaços de partilha de opiniões e visões sobre o território, com a estruturação de pensamentos que refletem o mesmo propósito: preparar o futuro.
Para terminar, fica o agradecimento à Quinta das Arcas, à Torre da Oliva, à Casa da Milheira e ao Cindor pelo excelente acolhimento.