Trajes confecionados pelos formandos da Oficina de Mesteres – Produção de Figurinos utilizados na Viagem Medieval
Este ano todos os caminhos foram dar ao maior evento de recriação medieval da Europa: a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, pelo que a ADRITEM rumou com a sua equipa e direção ao centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira para reviver uma experiência ímpar.
De forma a encarnar o espírito medieval, a equipa da ADRITEM vestiu-se a rigor com trajes de época, confeccionados pelos formandos da Oficina de Mesteres – Produção de Figurinos, atividade promovida pela ADRITEM no âmbito do projeto direitos e desafios em Rede, e em parceria com o CEARTE.
Esta Oficina regular esteve alinhada com a forte componente cultural do concelho de Santa Maria da Feira e os vários eventos de recriações históricas (Invasões Francesas, e época medieval). O ato de trajar medievalmente divide-se em diferentes categorias: povo, burguesia, nobreza, clero, músicos e bobos.
Desde 2019 que não sentíamos o espírito medieval e construíamos memórias num evento que promove o desenvolvimento regional e local e que liga todos os agentes do território na promoção do património de Portugal, valores que a ADRITEM se faz representar na região.
Com o tema “A Primeira Dinastia”, as gentes da região e do país puderam assistir a 80 espetáculos diários, divididos por 20 áreas temáticas e seis praças de animação.