Ul transformou-se para mais um Há Festa na Aldeia
A Aldeia de Portugal Ul transformou-se para mais um “Há Festa na Aldeia”. Foi um fim de semana cheio de cor, animação, onde se sentiu a tradição no ar e o amor que a sua gente sente pela sua terra.
A ADRITEM, representada pela Eng.ª Teresa Pouzada e Sr. António Luís Grifo, junto dos parceiros Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a Associação do Parque Temático Molinológico, a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Junta de Freguesia de Loureiro e a FAMOA e com a companhia de entidades convidadas, abriram o HFA acompanhados pelo grupo “Santiago & Amigos”. Ainda a fechar a manhã, decorreu a Inauguração da Unidade Produtiva Artesanal ODEMEL, no Centro de Provas Gastronómico, seguida da assinatura da carta de compromisso Aldeias de Portugal.
Com a tarde a começar, os visitantes não perderam iniciativas como: demonstrações gastronómicas, oficina de papel reciclado, oficina de dança e atuação, e outras atividades nos espaços: “Mercado d’Aldeia” e “Recreio d’Aldeia”. Como seria de esperar, num HFA não falta comida tradicional portuguesa, pelo que os restaurantes d’aldeia: ACREFA, AFUL, As Padeirinhas de Ul e a ACT, deliciaram quem os visitou, com a companhia de boa música e de animação itinerante!
Para João Peixoto, do restaurante d’aldeia – As Padeirinhas de Ul: o HFA “é especial pela paisagem envolvente e pela junção da tradição com gentes da terra”. Já Maria Leite, da ACREFA, que não perde um HFA, estando presente desde a primeira edição, referiu que “trabalhamos com responsabilidade, mas também temos momentos de diversão entre colegas”.
Festa que é festa tem de ter música tradicional portuguesa, pelo que o dia de sábado terminou ao som de Sérgio Mirra no palco principal do Parque Temático Molinológico de Ul.
A manhã de domingo foi sinónimo de lazer, tradição e novidades inspiradoras para uma vida saudável: desde demonstrações gastronómicas, a caminhada “Há Festa na Aldeia”, a aulas de yôga e taekwondo, atividades desportivas (slide e canoagem), a Passeio de Pasteleiras e Exposição de Motorizadas e Bicicletas Antigas.
Como um evento rico de sabores e saberes, o programa da tarde proporcionou oficinas gastronómicas, umas das quais, dinamizada pela Novarroz, grupos de janeiras e cantares, e com um passo de dança o HFA terminou com uma oficina de dança.
Foi de sorrisos, abraços, amigos e de família reunida que se fez o Há Festa na Aldeia em Ul. Juntaram-se diferentes gerações, desde os mais novos aos mais velhos, para viver a tradição, sentir o espírito que se vive na aldeia e que nos inspira ao melhor do que é ser português.
Voltamos para o ano para mais uma edição memorável.