Dia Municipal da Igualdade assinalado com “corrida de obstáculos”
No âmbito do Dia Municipal da Igualdade, a ADRITEM, em colaboração com o município de Oliveira de Azeméis, organizou, no passado dia 24 de outubro, uma instalação artística em frente ao edifício desta Câmara Municipal.
Em resposta ao desafio da Associação Animar, à luz da iniciativa nacional proposta pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género “Degraus para a Igualdade”, foi organizada uma exposição que consistia numa “Corrida de Obstáculos”:
– A partir de dois percursos paralelos, de comprimento igual, homem e mulher correm rumo aos mesmos objetivos: individualidade, sucesso, concretização, reconhecimento, estabilidade, liberdade e independência. No entanto, encontramos no percurso da mulher vários obstáculos. Estes obstáculos, objetos ligados à esfera doméstica, à maternidade e ao cuidado estético dificultam a chegada à meta. Estes elementos ilustram as tarefas realizadas no quotidiano da mulher que, por sua vez, absorvem significativamente a energia física e, sobretudo, mental, dificultando a canalização dos seus esforços para outras atividades, do foro pessoal ou profissional. O percurso do homem, esteve completamente livre de obstáculos.
Com o objetivo de quantificar a mensagem a transmitir e informar a população, estiveram afixados nos objetos espalhados dados concretos sobre as assimetrias de género no território do município, levantados no âmbito da elaboração do III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social de Oliveira de Azeméis 2022-2023.
Em 2015 definiu-se a Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “um contrato entre os líderes mundiais e os povos e uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. O Objetivo 5 é, precisamente, “Alcançar a igualdade de
género e empoderar todas as mulheres e raparigas”, e ambiciona, entre outras metas, a eliminação da violência e exploração sexual, o reconhecimento do trabalho de assistência e doméstico não remunerado, a participação na esfera pública em todos os níveis de tomada de
decisão, e o acesso à saúde sexual e reprodutiva bem como o alargar dos direitos reprodutivos.
Galeria de imagens da iniciativa:
Mais informações sobre a iniciativa aqui
Dados CIG:
Desigualdade
Igualdade de género em números
Conselheiras e conselheiros locais para a igualdade (documento)
Dados nacionais na CITE aceda aqui
PORDATA – Dados Municipais Indicadores de igualdade, aceda aqui.