Got Talent organizou o I Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Vale de Cambra

O Got Talent, um dos projetos da ADRITEM, organizou o I Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Vale de Cambra, no passado sábado, dia 9 de janeiro, em formato online.
Esta iniciativa teve como objetivos criar uma oportunidade para auscultar os jovens sobre o seu próprio território de residência, e promover o seu contacto com agentes do território, desafiando-os a pronunciarem-se sobre algumas temáticas da atualidade: Ambiente, COVID-19, Educação, Desafios do Território e Tecnologia.
A sessão de abertura ficou a cargo da Engenheira Teresa Pouzada, Diretora Executiva da ADRITEM, que fez um breve enquadramento do evento e do projeto Got Talent, designando-o como um “caça talentos ao nível de competências de jovens para o desenvolvimento de um território de enorme potencial”.
Em seguida, a Professora Alexandrina Cascarejo, Diretora Adjunta do Agrupamento de Escolas de Búzio, deu a conhecer o envolvimento, e salientou a dedicação, dos seus alunos no Got Talent, destacando, também, o papel preponderante da equipa do Got Talent na aprendizagem e desenvolvimento de competências dos jovens participantes. O Dr. João Carlos Pinho, Coordenador da ADRIMAG, elogiou a parceria entre a ADRITEM e a ADRIMAG, e numa breve contextualização territorial, referiu que “este (o território) encontra-se cada vez mais envelhecido”, sendo primordial o trabalho coordenado entre diversos atores sociais para promoção da fixação de talentos, cumprindo, assim, um dos objetivos do projeto Got Talent.
Por último, a sessão de abertura contou com as palavras do Engenheiro José Pinheiro e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, que fazendo uma breve análise do território, relevou, entre outros aspetos, os recursos e projetos do município em cada uma das temáticas de eleição, e ainda a preocupação ao longo dos anos da adequação da formação ao tecido empresarial do Concelho. Nesta sequência, destacou a recetividade da presidência a projetos como o Got Talent, nomeando-o como um “grande desafio” esta proposta da ADRITEM.
Tatiana Mendonça e Daniela Pedro, técnicas do projeto, deram o mote para as mesas redondas. Neste espaço de partilha, foram debatidos os principais desafios, ideias e soluções empreendedoras referentes a cada temática, tendo estas sido apresentadas em plenário final por um representante eleito em cada grupo.
Nesta sequência, o Dr. Miguel Ferreira, moderador da mesa redonda sobre o Ambiente, a Enfermeira Rita Moreira, moderadora da mesa redonda sobre a COVID-19, o Dr. João Carlos Pinho, moderador da mesa redonda sobe os Desafios do Território, a Professora Diana Alves, moderadora da mesa redonda sobre a Educação, e a Engenheira Teresa Bianchi de Aguiar, moderadora da mesa redonda sobre a Tecnologia, apresentaram as principais conclusões.
Após estas partilhas, a Dr.ª Daniela Paiva da Silva, Vereadora do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vale de Cambra, elogiou a iniciativa, designando-a de “enriquecedora” e “promotora de novas alternativas, que com certeza serão abraçadas pelo Município”. Por último, a Engenheira Teresa Pouzada referiu que o Concelho de Vale de Cambra é composto por “gente empreendedora e criativa” e que os resultados do Fórum Municipal são “pistas valiosas” para o futuro.