Parceria do Projeto Aldeias de Portugal – Replicação e Consolidação Nacional: reunião para monitorização de trabalhos

A parceria do Projeto Aldeias de Portugal – Replicação e Consolidação Nacional, reuniu hoje, via zoom, para monitorização dos trabalhos, nomeadamente sobre a fase do processo de classificação de cada aldeia e ainda para uma reflexão sobre a Comunicação da Marca Aldeias de Portugal, rede de aldeias e respetivas comunidades.
Estão prontas a submeter a esta classificação/revisão 17 aldeias de Norte a Sul do País, encontrando-se em diferentes fases do processo as restantes aldeias cujo processo de organização e dinamização é também liderado pelos GAL parceiros, em grupos de trabalho com a comunidade e autarquias.
Esta reunião, realizada mensalmente, contou com a presença da ATA, entidade que promove esta classificação e revisão, e os GAL/LEADER Parceiros: A2S, ADD, ADDLAP, ADICES, ADRACES, AVEIRO NORTE, AVEIRO SUL, APRODER, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR, IN LOCO, ADRIMINHO E COIMBRA + FUTURO. A ADRITEM é a entidade líder desta parceria.
O Projeto Aldeias de Portugal – Replicação e Consolidação Nacional, que conta com 39 aldeias para classificação e 21 aldeias para revisão, é co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, e tem como objetivo reforçar o tecido demográfico das regiões mais isoladas, promovendo as aldeias e capacitando a sua comunidade, valorizar o património cultural para os territórios e consolidar a rede “Aldeias de Portugal”, alargando a sua representatividade a nível nacional.