Got Talent organizou o I Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Santa Maria da Feira

O Got Talent, um dos projetos da ADRITEM, organizou o # I Fórum Municipal dedicado ao Concelho de Santa Maria da Feira, na passada quarta-feira, dia 03 de fevereiro, em formato on-line.
Esta iniciativa, que contou com 27 participantes de 18 organizações, envolveu 43 pessoas e teve como objetivo auscultar os jovens sobre o seu próprio território de residência, desafiando-os a pronunciar-se sobre algumas temáticas da atualidade: Ambiente, COVID-19, Educação, Desafios do Território e Tecnologia. Além disso, pretendia-se com este evento promover o contacto entre os jovens e outros agentes do território, com o intuito de criar sinergias que potenciem o desenvolvimento regional.
A sessão de abertura contou com a presença da Engª. Teresa Pouzada, Diretora Executiva da ADRITEM, que fez uma breve apresentação do projeto e uma caracterização das Terras de Santa Maria, destacando “as suas qualidades empreendedoras, a sua dinâmica associativa e capacidade criativa”.
Em seguida, a Drª. Claúdia Espassandim, em representação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, explicitou o enquadramento do Got Talent no Plano Educativo Municipal e destacou a importância do envolvimento dos Agrupamentos de Escolas Coelho e Castro, de Santa Maria da Feira e de Arrifana no projeto, afirmando ser um “orgulho ver os seus alunos envolvidos no projeto”.
O evento decorreu em cinco mesas redondas – salas simultâneas – nas quais foram debatidas, em pequenos grupos, as cinco temáticas acima mencionadas. Estas mesas foram orientadas por cinco moderadores, a saber: na mesa do Ambiente – Eng.º Ricardo Grazina, da INDAQUA Feira; na mesa da COVID-19 – Dr. António Ferreira, da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa; na mesa dedicada aos Desafios do Território – Eng.º António Guedes Marques, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; na mesa da Educação – Dr.ª Tânia Neves, da Academia de Líderes Ubuntu, do Instituto Padre António Vieira, e na mesa da Tecnologia – Sérgio Castro, da ITCenter.
Neste espaço de partilha, foram debatidos os principais desafios e necessidades do território e promovido um brainstorming de ideias e soluções empreendedoras referentes a cada temática, tendo as principais conclusões de cada mesa sido apresentadas em plenário, no término do evento.
Após estas partilhas, a Vereadora da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Dr.ª Cristina Tenreiro, marcou o encerramento do evento, valorizando os contributos de todas as equipas para uma melhor compreensão do território e reforçando o apoio e a recetividade da Câmara Municipal a estas iniciativas. Durante a sua intervenção, deixou uma palavra de agradecimento aos moderadores, nomeando-os como “importantes agentes do território”. Por último, relevou a aposta crescente no trabalho em rede e o papel da ADRITEM na promoção do “desenvolvimento de pessoas empreendedoras e criativas”.
Por último, a Eng.ª Teresa Pouzada reiterou o agradecimento pela presença e contributos de todos, referindo que as conclusões serão incluídas na “Construção da Estratégia das Terras de Santa Maria 2030”, elogiando as palavras da Dr.ª Cristina Tenreiro e salientando o papel fulcral da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em todo o percurso da ADRITEM e do Got Talent, sendo o primeiro município parceiro do projeto.