Estratégia de Desenvolvimento Local

A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) da ADRITEM tem como objetivo orientador o desenvolvimento do território Terras de Santa Maria, através da promoção conjunta e sinérgica das várias forças e agentes do território numa lógica de atuação bottom-up.

No que respeita à atuação da ADRITEM na vertente de DLBC Rural, existem três áreas temáticas vocacionais para a Estratégia de Desenvolvimento Local:

Criação de emprego e melhoria das condições de vida da população do território, em particular dos grupos mais frágeis e vulneráveis, contribuindo para a inclusão, através do envolvimento e capacitação dos agentes relevantes, no sector da economia social e empresas, mobilização e capacitação de agentes, parcerias e plataformas de ação;

Desenvolvimento de novos produtos, incentivando a geração de valor por parte dos agentes económicos do território, nomeadamente da fileira agroalimentar. Promovendo nomeadamente a inovação, incorporação tecnológica, I&D e a qualificação de ativos e empresários para a gestão, conhecimento, incorporação de práticas inovadoras e facilitação/aproximação dos empresários às incubadoras às universidades;

Valorização do património natural e cultural do território alvo, através da valorização dos recursos e ofertas únicas e diferenciadoras – promoção de atividades turísticas e desenvolvimento de produtos integrados nos meios rurais, como o turismo de bem-estar, religioso, de natureza, de ambiente, gastronómico, cinegético, desportivo, científico, turismo de aldeia e turismo industrial. Aposta em nichos específicos do turismo de bem-estar, tirando partido do termalismo e da consolidação de rotas turísticas centradas em recursos do território – pão, regueifa, biscoitos, fogaça, laticínios, cortiça, vidro, lousa e culturais – caminhos de santiago e caminhos de Fátima. Aposta em articulação com as estratégias integrada de desenvolvimento territorial AMP 2020 e EDV 2020 – o que contribuirá para a crescente afirmação do território Terras de Santa Maria.

A vocação primordial do DLBC Rural consiste na atuação de promoção, valorização e capacitação/qualificação dos produtos, áreas, serviços e recursos da região de intervenção. Considerando a experiência anterior e a inspiração do modelo de governação e de atuação da ADRITEM, a principal aposta acontece no sector primário, tanto ao nível dos produtos como do turismo e da cultura. A veiculação de uma estratégia alargada e concertada nestes sectores permite a criação e aproveitamento de sinergias que potenciam o sucesso da execução da EDL.