Cooperar em Português
Objetivos Gerais
Reforçar a identidade e cultura portuguesa (em torno do conceito de “lusofonia”);
Criar uma Rede Mundial de Parceiros, Agentes e Experiência de Desenvolvimento Local dos Países que falam em Português;
Criar uma plataforma de reflexão e discussão sobre a temática do desenvolvimento local, permitindo entre outras vertentes, transferência de boas práticas, a promoção de trocas comerciais e o investimento nos territórios rurais e outras que daí derivem;
Efetuar uma abordagem conjunta de temas de interesse comum como é o caso da metodologia LEADER, dos Sistemas de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedorismo, da Educação e Formação de Adultos, das Metodologias de Participação Ativa das Comunidades nos Processos de Desenvolvimento Local, entre outros.
Objetivos Específicos
Criar plataformas de contactos e comunicação para desenvolvimento de redes de cooperação;
Conceção de plataforma virtual;
Criação de Rede de Agentes de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa (Experiências – Agentes Sociais e Económicos – Organizações – Iniciativas);
Promover e divulgar os territórios/marketing institucional e territorial;
Presença Institucional do Projeto e dos GAL/TI em eventos de natureza diversa;
Realizar o FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, Vertente Mercados Lusófonos;
Definir e concretizar ações de prospeção, promoção, mediação, com base nos temas;
Projeção económica do território;
Comercialização e promoção de produtos, serviços e territórios;
Missões empresariais e trocas comerciais (associadas a mostras locais de produtos e serviços dos diferentes territórios);
Definir e concretizar ações de conceção e edição de materiais de apoio, publicidade, projeção e divulgação.
Ações Previstas
Mostra do Mundo Português
Plataforma de Comunicação
Marketing Territorial
Fórum de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa
Repertório de Trocas
Ações de Transferência de Metodologias
Publicação Cooperar em Português
Prospeção de Mercados
Catálogo do Mundo Português
Público Alvo
Data de Fim
Prove
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Estabelecer redes para a inovação dos produtos e/ou modos de produção;
Fomentar e reforçar a capacidade empresarial local dos pequenos produtores agrícolas;
Estimular processos de sustentabilidade local através da comercialização de proximidade;
Desenvolver dinâmicas de proximidade entre produtores e consumidores;
Promover a internacionalização de produtos locais de grande volume e de grande valor acrescentado.
Ações Previstas
Ação 1: Gestão do projeto;
Ação 2: Rede de Experiências de Comercialização de Proximidade;
Ação 3: Apropriação da Metodologia PROVE;
Ação 4: Intercâmbio de atores locais;
Ação 5: Planos de Intervenção nas Explorações Agrícolas;
Ação 6: Divulgação Nacional;
Ação 7: Apoio à criação/desenvolvimento de núcleos de produtores PROVE;
Ação 8: Avaliação.
Público Alvo
Data de Fim
Qualificação do Turismo Ativo
Objetivos Gerais
Desenvolvimento de uma rede sustentável de parceiros para a oferta de destinos turísticos, centrados nas atividades desportivas de aventura na natureza, enquanto motivo central de vista dos destinos rurais a desenvolver, salvaguardando/garantindo a qualidade e segurança dos participantes, do património e ambiente.
Objetivos Específicos
Aumento da competitividade dos agentes turísticos locais e dos territórios associados ao projeto, através da constituição desta rede de cooperação no âmbito da qualificação do turismo ativo, para além de valorizar os recursos endógenos dos territórios, contribuído fortemente para o desenvolvimento sustentável local;
Criação de uma rede sustentável de empresas fornecedoras da marca World Adventure;
Promoção dos recursos endógenos dos territórios envolvidos, fatores estes em plena coerência com os eixos estratégicos apresentados na ELD e estratégia de cooperação para este projeto.
Ações Previstas
Ação 1: Coordenação, gestão, acompanhamento e avaliação;
Ação 2: Qualificação de empresas;
Ação 3: Qualificação dos recursos humanos;
Ação 4: Qualificação de infraestruturas e equipamentos;
Ação 5: Conceção de plano de comunicação e marketing;
Ação 6: Conceção e manutenção de portal multilingue;
Ação 7: Conceção e produção de material promocional multilingue e de Merchandising;
Ação 8: Viagens promocionais (fam trips). Esta ação será caracterizada pela realização de uma viagem pelos territórios;
Ação 9: Internacionalização da marca/feiras internacionais;
Ação 10: Participação e organização de feiras/congressos/eventos/reuniões;
Ação 11: Conceção/reformulação/promoção/comercialização de programas piloto;
Ação 12: Benchmarking;
Ação 13: Eventos de animação do território;
Ação 14: Desenvolvimento.
Público Alvo
Data de Fim
Aldeias de Portugal
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Preservação do património natural e cultural dos territórios, na promoção da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da sua população;
Desenvolver e fortalecer a marca “Aldeias de Portugal”;
Aproveitamento dos recursos humanos e materiais existentes nas associações locais, para animar o tecido social e económico local, de modo a fazer surgir uma nova mentalidade empresarial;
Aquisição de Competências;
Intercâmbio e troca de experiências;
Promoção do turismo rural, valorização do património histórico-cultural e promoção e divulgação turística;
Fomento do conceito de ruralidade e dinamização das atividades económicas associadas;
Uniformizar os critérios de seleção/classificação das Aldeias;
Criação ou ressurgir de negócios / atividades económicas – na área agriculta, cultural, turismo, entre outras, que criem valor local e condições de fixação nesses territórios rurais (emprego e desenvolvimento local).
Ações Previstas
Ação 1: Diagnóstico e Dinamização dos Territórios e das Unidades Económicas Existentes/Atividades Culturais;
Ação 2: Dinamização e sensibilização das populações;
Ação 3: Dinamização Clube Aldeias de Portugal;
Ação 4: Promoção
4.2) Organização/Participação em Eventos de Índole Sociocultural e Promocional;
4.3) Dinamização do Site das “Aldeias de Portugal”;
4.4) Sinalética “Aldeias de Portugal”.
Ação 5: Realização de Plano de Comunicação “Aldeias de Portugal”;
Ação 6: Gestão do Projeto;
Ação 7: Elaboração de Planos de Intervenção.
Público Alvo
Data de Fim
Mais informações
Territoria Ordinum
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Melhorar o posicionamento e diferenciação das regiões participantes como destinos turísticos culturais, contribuindo para a ativação de novos segmentos de mercado e ajustando o valor e sentido psico-cultural das ordens militares e de cavalaria;
Melhorar o conhecimento e a preservação do património comum, tangível e intangível, relacionado com as ordens militares e de cavalaria, colocando o conhecimento e valor como modo de sustentação do objetivo anterior.
Ações Previstas
Eixo Estratégico A – Animação/Dinamização Interna
– Ação A2: Dinamização de produtos interterritoriais (Produtos Turísticos temáticos compostos por Alojamento, Visita turística e Restauração).
Eixo Estratégico B – Edição e Difusão
– Edição em diferentes suportes para comunicação interna ou externa dos conteúdos culturais e dos produtos resultantes do projeto.
– Ação B1: Promoção e comercialização dos Destinos Turísticos. Esta ação será concretizada em 2 fases:
Eixo Estratégico C – Recreação – Dramatização
– Ação C2: Feiras Temáticas sobre as ordens militares/medievais.
Eixo Estratégico D – Seminários, Congressos e Jornadas Técnicas
– Ação D2: Jornadas de Investigação sobre gastronomia medieval e conventual.
Eixo Estratégico E – Benchmarking
Público Alvo
Data de Fim
7 Maravilhas da Gastronomia
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Levantamento do receituário dos territórios enquanto património imaterial local;
Mobilização dos parceiros locais em torno das questões ligadas à gastronomia como fator de identidade e promoção;
Sensibilização do público em geral para a gastronomia tradicional enquanto veículo de valorização das produções locais (produtos tradicionais e da agricultura) e da cultura dos territórios rurais.
Ações Previstas
Ação 1: Participação na iniciativa 7 Maravilhas da Gastronomia;
Ação 2: Levantamento das Receitas Tradicionais Locais;
Ação 3: Promoção e Divulgação da Gastronomia Local:
b. Festival do doce, lampreia, bola/broa de sardinha, broa, papas, sopa seca, caldo, papas de nabiça, associado ao património local e envolvendo ações de animação com as coletividades locais;
c. Matança do porco e fumados;
d. Festival gastronómico/Semana gastronómica envolvendo os restaurantes;
e. Publicidade (televisão, jornal, painéis publicitários, muppies).
Ação 4: Valorização da Gastronomia Local:
– Cada chefe traz um enólogo;
– Despique de chefes;
– Despique de escolas;
– Intercâmbio de chefes entre municípios;
– Jornadas Técnicas para Atendimento e Qualidade dos Serviços (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto – gratuito).
Data de Fim
ICCER - Indústrias Cultuais e Criativas em Espaço Rural
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Proceder ao mapeamento das indústrias criativas e culturais em zonas rurais;
Desenvolver metodologias de análise e monitorização do impacto das Indústrias Culturais e Criativas, designadamente na área do património cultural, no espaço territorial da rede;
Identificar, analisar e partilhar os casos de boas práticas existentes, a nível nacional e internacional, criando instrumentos e mecanismos de replicação ajustada às realidades locais nos demais territórios envolvidos no projeto ou alargar o seu âmbito de ação;
Potenciar o efeito rede através da definição e identificação de ações – piloto de cooperação em matéria de promoção das Indústrias Criativas e Culturais nos territórios rurais, aproveitando as mais-valias que decorrem da ação conjunta e intervindo na comercialização e distribuição dos seus produtos;
Apoiar o processo de adequação das estratégias de desenvolvimento local e dos instrumentos de política pública face ao diagnóstico e ao levantamento de necessidades conjuntas efetuados que possam ser articuladas com os investimentos públicos e privados no âmbito do Eixo 3 do PRODER e outros mecanismos de financiamento existentes.
Ações Previstas
Ação 1: Boas Práticas na Rede: Trabalho de identificação, análise e avaliação de boas práticas no território de intervenção, e ações que promovam a sua divulgação e replicação noutros territórios dentro e fora da rede;
Ação 2: Avaliação do potencial da economia cultural em baixa densidade: Elaboração de estudo de avaliação do valor económico e social da “economia cultural” nos territórios da parceria, concentrado em 4 áreas: o património edificado e suas utilizações; as artes e tradições e o seu valor económico; a animação cultural e o seu impacto; as novas atividades culturais (indústrias culturais e criativas) e a baixa densidade;
Ação 3: Programação em Rede: Ação para aprofundamento do trabalho em rede, através do desenvolvimento de novos projetos comuns e de desenvolvimento de ações que promovam a visibilidade de iniciativas desenvolvidas nos territórios;
Ação 4: Benchmarking: Conhecimento de boas práticas públicas e privadas em torno da economia cultural, que contribua para a melhoria de casos já identificados ou para o desenvolvimento de novos projetos;
Ação 5: Caderno de Economia Cultural: Por cada área do estudo, produção de caderno de identificação dos agentes culturais que possa servir como meio de divulgação de todos os agentes, bem como funcionar como plataforma de comercialização de publicações, serviços e outras atividades identificadas. Recurso à utilização de suportes físicos e digitais;
Ação 6: Rede ICCER: Desenvolvimento de rede comercial das atividades culturais e criativas das zonas rurais, que funcionará como plataforma de comercialização online e também física para a distribuição dos produtos por lojas vocacionadas para este segmento de oferta mais criativo e inovador;
Ação 7: Plano de Comunicação da Rede: Ação destinada à implementação de um plano de comunicação da Rede e suas atividades.
Público Alvo
Data de Fim
Sítios de Interesse Natural Vale Sousa
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Estabelecer uma metodologia para valorização e gestão de bacias hidrográficas e sítios de interesse natural em territórios rurais;
Alargar o estudo dos sítios de interesse natural ao restante Vale do Sousa;
Aprofundar o conhecimento do território abrangido pelos sítios de interesse natural do Vale do Sousa;
Definir, e elaborar os correspondentes projetos de execução, as operações necessárias à usufruição dos sítios de interesse natural do Vale do Sousa e à manutenção / valorização da sua biodiversidade;
Estabelecer uma estratégia supramunicipal de proteção da natureza que garanta a qualidade ambiental do Vale do Sousa;
Propor a classificação das áreas de manifesto interesse natural, de modo a integrar a rede de áreas protegidas nacional, em particular aquelas com interesse regional ou local, de acordo com o Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de Julho;
Sensibilizar técnicos e políticos para a importância da existência de uma estratégia e gestão supramunicipal de proteção da natureza.
Ações Previstas
Ação 1: Definição de metodologia para valorização e gestão de sítios de interesse natural;
Ação 2: Aplicação da metodologia ao Vale do Sousa;
Ação 3: Disseminação da metodologia;
Ação 4: Acompanhamento da operação pelas equipas técnicas da ADER-SOUSA e da ADRITEM.
Público Alvo
Data de Fim
Lusofonia e Desenvolvimento Rural
Objetivos Gerais
Definição de ações especializadas para a internacionalização das empresas, presença em feiras e realização de eventos promocionais;
Apoio na formação de públicos-alvo interessados na cooperação, e assistência técnica no âmbito da elaboração de estratégias de cooperação lusófona para o desenvolvimento rural;
Reunião Geral de parceria em Abril, em Tomar, para ponto de situação do projeto – Despesas e prazos definidos – e para definição das próximas ações, nomeadamente a preparação do evento empresarial em Cabo verde;
Identificação de parcerias no sentido de dinamizar a cooperação entre Portugal e Cabo Verde, e convidar parcerias para a construção de projetos de cooperação futuros.
Objetivos Específicos
Identificação e consolidação de oportunidades de cooperação;
Definição de ações especializadas para a internacionalização das empresas, presença em feiras e realização de eventos promocionais;
Apoio na formação de públicos-alvo interessados na cooperação, e assistência técnica no âmbito da elaboração de estratégias de cooperação lusófona para o desenvolvimento rural;
Identificação de parcerias no sentido de dinamizar a cooperação entre Portugal e Cabo Verde, e convidar parcerias para a construção de projetos de cooperação futuros.
Data de Fim
EMER-N Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte
Programa de apoio ao empreendedorismo, adaptado aos condicionalismos e particularidades do meio rural, com a finalidade de criar uma envolvente positiva, de suporte ao aparecimento e crescimento das empresas e do emprego na Região Norte.
Designação do projeto
Código do projeto
Objetivo principal
Região de intervenção
Entidade cobeneficiada
Data de Início
Data de conclusão
Custo total elegível
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER
Descrição
Objetivos
- Reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas
- Fomentar o empreendedorismo de base local
- Criar valor e promover as economias locais
- Revitalizar o conhecimento e os saberes locais e regionais
- Contribuir para a fixação da população local
Atividades
- Gestão, Coordenação, Monitorização, Avaliação
- Apoio aos empreendedores
- Ações de promoção, comunicação e disseminação
Mais informações
Projeto Empresas em Rede
O projeto Empresas em Rede, promovido pelo Projeto Time | tempo de incluir, mudar e empreender Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª geração em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, atua no âmbito do empreendedorismo e da empregabilidade, com o propósito do desenvolvimento comunitário.
É financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração e é operacionalizado de forma articulada através da Obra Social de São Martinho da Gândara.
CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G surge na continuidade do CLDS3G e dos Programas CLDS e Luta Contra a Pobreza.
Objetivo principal
Caracterização dos destinatários
- Empresas
- Instituições
- Entidades empregadoras locais
Atividades
- Realização de visitas a empresas/instituições do município, tendo em vista a sensibilização das mesmas para a contratação de desempregados. A metodologia passa pela criação e dinamização de uma rede, estreitando relações e potenciando o envolvimento nas soluções sociais para o concelho. Desta forma será possível compreender melhor as necessidades das empresas, ao nível de recursos humanos, permitindo aferir com maior grau de conhecimento onde se encontram os desempregados com os perfis de que as empresas necessitam.
- Criar guia com toda esta informação e que deverá ser regularmente atualizado;
- Criar sinergias de forma a integrar pessoas desempregadas;
- Criar momentos de discussão/reflexão sobre os mais variados temas, tendo em vista a sensibilização das empresas para a contratação de desempregados.
Território a abranger
Concelho de Oliveira de Azeméis
Mais informações aqui
EMERN-Q | Empreendedorismo em Meio Rural Norte
Designação do projeto
Objetivo principal
Destinatários
Empresas com menos de 5 anos
Descrição
Objetivos
- Consultoria qualificada de especialistas no apoio a micro e pequenos negócios
Tipologias de apoio
- Estratégia empresarial
- Marketing digital
- Gestão de redes sociais
- Logótipo/ branding
- Site
- Marketing e comunicação
- Economia circular
- Apoio à contabilidade
Entidades co-beneficiárias
- ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria
- ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada
e Gralheira - ADER- SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa
Mais informações aqui
ROTA Criativa - Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa de Terras de Santa Maria
Designação do projeto
Código do projeto
Objetivo principal
- Promover o desenvolvimento das atividades e ofícios tradicionais, capitalizando o seu potencial económico
- Identificar, capacitar e potenciar os polos de atividades tradicionais tendo em vista a criação da ROTA Criativa
- Promover práticas de cooperação, ao nível do setor abrangido, e práticas de coopetição entre empresas
- Criar a ROTA Criativa e os Centros de Ofícios Tradicionais enquanto mecanismos de rede para promoção e dinamização das artes tradicionais
- Dinamizar atividades de promoção, sensibilização e dinamização das atividades tradicionais, promovendo a consolidação empresarial por via de sucessão geracional
- Promover a inovação, ao nível de novos produtos resultantes do cruzamento de saberes realizado na ROTA Criativa, relativa às atividades e produtos de ofícios tradicionais.
Região de intervenção
Data de início
Data de conclusão
Custo total elegível
Descrição
O projeto ROTA Criativa – Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa de Terras de Santa Maria perspetiva um conjunto de iniciativas de promoção de produtos regionais e de dinamização e sensibilização para a produção de novos produtos através de uma rede integrada de agentes regionais, promovendo desse modo a cooperação e coopetição entre empresas regionais.
Atividades
- Plano para Cooperação e Desenvolvimento dos Centros Criativos de Artes e Ofícios Tradicionais
- Promoção, Divulgação e Disseminação da ROTA Criativa
- Plataforma do projeto
- Atividades de gestão, promoção, divulgação e avaliação do Projeto.
Mais informações aqui
Conselho Estratégico Empresarial
Designação do projeto
Código do projeto
Objetivo principal
Região de intervenção
Entidade cobeneficiada
AECOA – Associação Empresarial do Conselho de Oliveira de Azeméis
UCP – Universidade Católica Portuguesa
Data de Início
Data de conclusão
Custo total elegível
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER
Descrição
Objetivos
- Promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região;
- Reforçar a capacitação empresarial e empreendedora por via do desenvolvimento de novos modelos empresariais e de novas ideias;
- Reforçar a capacitação empresarial para o desenvolvimento de produtos e serviços;
- Dinamizar atividades de cooperação empreendedora, promovendo a ligação entre a atividade empresarial e a científica;
- Promover a competição de ideias e modelos de negócio, tendo em vista a construção de redes de networking e cooperação interempresarial.
Atividades
1. Diagnóstico Estratégico ao Tecido Económico.
2. Conselho Estratégico Empresarial.
3. Plano para a Inovação e Empreendedorismo.
4. Portal “ÁGORA BUSINESS ACADEMY”.
5. Atividades e Materiais de divulgação do projeto.
6. Atividades de Avaliação e Acompanhamento.
Mais informações
Got Talent
Designação do projeto
Código do projeto
POISE-03-4639-FSE-000767
Objetivo principal
Criação de um polo agregador de uma rede de incubadoras, de nível supramunicipal, com a missão de ativar os processos de inovação social e de atração de investimento social e atração e fixação de talento.
Região de intervenção
Norte
Data de início
Data de conclusão
Custo total elegível
Descrição
Atividades
- Criação de Bussiness/Social Agency
- INedv – INovation INdustry
- Young solutions
- Industry Road Trip
- Centro de Atração de Investimento em Impacto
Mais informações aqui
Formação Ação-CAP
Designação do projeto
Código do projeto
Objetivo principal
Região de intervenção
Data de Início
Data de conclusão
Custo total elegível
Descrição
A metodologia seguirá uma abordagem centrada em competências e não em conteúdos, que será favorecida pela associação entre a formação e o posto de trabalho. Releve-se que a formação-ação não consiste apenas, segundo o entendimento mais simples e comum, num mero modelo de alternância de atividades em sala e em posto de trabalho. A formação ação, pressupõe a aprendizagem pela ação , ou na ação. Isto é, a aprendizagem é indissociável da prática e do contexto organizacional.
Neste sentido, toda a metodologia está definida de modo a assegurar as condições indispensáveis à aprendizagem, sinteticamente:
• foco da aprendizagem em problemas relevantes e realistas
• valorização da experiência anterior do formando
• prática bem-sucedida em contexto de trabalho
• avaliação e reconhecimento (valorização) da aprendizagem.
Atividades
- Formação teórica em ambiente interempresa
- Consultoria prática no local de trabalho em ambiente interempresa
- Atividades e Materiais de divulgação do projeto
- Atividades de Avaliação e Acompanhamento.
Social
CLDS 3G - Direitos e Desafios
OFICINA PROVE+ – PROMOVER E VENDER MAIS
Destinatários/as: Produtores/as agrícolas e IPPS e/ou Escolas
ISCA-INCUBADORAS SOCIAIS PARA CONFEÇÃO ALIMENTAR
Destinatários/as: Empreendedores/as
OLInDA-OFICINA LITEIROS COM INOVAÇÃO E DESIGN ACRESCENTADO
Destinatários/as: Pessoas em situação de desemprego.
PROJETO DIREITOS & DESAFIOS EM REDE
O projeto Direitos & Desafios em Rede, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenado pela Casa dos Choupos, CRL em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, atua no âmbito do empreendedorismo e da empregabilidade, com o propósito do desenvolvimento comunitário. É financiado pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração e é operacionalizado de forma articulada através da ALPE- Agência Local em Prol do Emprego.CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G surge na continuidade do CLDS3G e dos Programas CLDS e Luta Contra a Pobreza.Este projeto tem vindo a alargar a sua atividade para a prossecução de respostas em diferentes áreas e para pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade, nomeadamente desempregados, alunos que abandonem ou não concluem o sistema educativo e alunos do ensino secundário, envolvendo os empresários, instituições e entidades empregadoras locais.
Mais informações
URBAN FARMERS BY ADRITEM
A iniciativa está suportada numa estrutura organizativa, o Clube Urban Farmers, e numa estrutura física dedicada à produção e experimentação de produtos agrícolas, hortícolas e florícolas, instalada no Parque Municipal da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, sendo extensível a todo o Município.
Pretende-se assim, combater o problema social, agravado pela pandemia de COVID 19, que consiste nos elevados níveis de doença mental, sob várias formas, designadamente, stress, ansiedade, depressão, e burnout, dos públicos identificados, com especial incidência nos profissionais de saúde, entre os quais a prevalência de problemas de saúde mental é 2,5 vezes superior à população em geral.
No contexto do referido Clube Urban Farmers, a iniciativa desenvolve atividades de Avaliação diagnóstica, Capacitação e experimentação em técnicas de agricultura, horticultura e de floricultura urbanas, de criação e dinamização de uma comunidade de aprendizagem e entreajuda, bem como de conceção e realização de workshops temáticos sobre a agricultura biológica e sustentável, abertos á comunidade.
Prevê beneficiar diretamente 200 pessoas e tem como indicador de impacto a melhoria do bem-estar dos beneficiários, nos domínios do desenvolvimento pessoal, das relações interpessoais, do bem-estar físico e do bem-estar emocional.
Mais informações
www.urbanfarmers.pt